Política

Cardeal brasileiro amigo de Francisco pode virar o novo papa; entenda

Um dos cardeais mais próximos de Francisco, compartilhava sua paixão pelo futebol - Foto: Agência Senado
Mesmo com indicações opostas, padres brasileiros apostam em um resultado inesperado da eleição do primeiro papa brasileiro.  |   BNews SP - Divulgação Um dos cardeais mais próximos de Francisco, compartilhava sua paixão pelo futebol - Foto: Agência Senado
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 08/05/2025, às 09h58



O segundo dia doconclave 2025 começou sem a eleição de um novo papa. Mesmo com indicações opostas, padres brasileiros apostam em um resultado inesperado da eleição do primeiro papa brasileiro

À Folha de S. Paulo, o cardeal João Braz de Aviz, ex-acerbispo de Maringá (PR) e de Brasília, foi apontado como o possível próximo líder da Igreja Católica. Isso porque ele era um dos cardeais mais próximos de Francisco, compartilhando sua paixão pelo futebol nos corredores do Vaticano.

Além disso, Aviz foi um dos mais cotados para papa no conclave de 2013, que elegeu Francisco.

O candidato progressista voltou a aparecer na lista de cotados para este ano, ainda que não seja considerado entre os favoritos. De acordo a imprensa mundial, os três nomes que estão na liderança para o papado são Pietro Parolin, da Itália, Luis Antonio Gokim Tagle, das Filipinas e Fridolin Ambongo Besungu, do Congo.

Vale lembrar que o conclave é uma das eleições mais imprevisíveis do mundo, que pode ter várias mudanças de rota. Por isso, o cardeal brasileiro amigo do antigo pontífice tem a possibilidade de contar com a maioria dos votos entre os 133 cardeais presentes na votação.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp