Política

Dia 15 de agosto é feriado? Veja quem pode folgar na sexta-feira

Foto: Freepik
Poucos sabem, mas algumas cidades e estados brasileiros comemoram o feriado de 15 de agosto com homenagens religiosas e marcos históricos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Freepik
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 11/08/2025, às 12h20



Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, será feriado em algumas cidades e estados brasileiros, com comemorações religiosas e históricas diferentes.

Entre os municípios estão Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), que homenageiam, respectivamente, Nossa Senhora da Boa Viagem e a Assunção de Nossa Senhora. No Tocantins, a data marca o Dia do Senhor do Bonfim.

Além dessas capitais, outras cidades também celebram a ocasião. Em Ipatinga, Ouro Preto e Patos de Minas (MG), o dia é dedicado à Assunção de Maria.

Já em Jundiaí (SP) acontece a Festa de Nossa Senhora do Desterro; em Maringá (PR), é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Glória; e em Vitória da Conquista (BA), o de Nossa Senhora das Vitórias.

Tradição e história

No Pará, 15 de agosto é feriado estadual em homenagem à Independência do Brasil, ocorrida em 1823. Já no Tocantins, a mesma data é dedicada ao Dia do Senhor do Bonfim, celebração que movimenta fiéis e eventos locais.

Quais feriados ainda temos em 2025?

Calendário
Foto: Freepik

Os feriados nacionais que ainda restam no ano podem ajudar quem quer planejar folgas ou viagens curtas. Entre as próximas datas estão:

  • 7 de setembro (Independência do Brasil) – domingo

  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – domingo

  • 2 de novembro (Finados) – domingo

  • 15 de novembro (Proclamação da República) – sábado

  • 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quinta-feira

  • 25 de dezembro (Natal) – quinta-feira

O feriado de novembro é o único prolongamento confirmado antes do Natal, já que cai em uma quinta-feira, permitindo emendas para quem conseguir folgar na sexta.

O que diz a legislação trabalhista

A CLT garante o descanso em feriados e domingos para promover lazer e convívio social. Do outro lado, sindicatos e empresas podem firmar acordos para autorizar o trabalho nesses dias.

É essencial que o trabalhador verifique as regras do seu sindicato, pois cada categoria pode ter normas específicas sobre compensação, proibição ou liberação do trabalho em feriados.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp