Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 14/11/2025, às 12h55
Com o início da Copa do Mundo de 2026 cada vez mais próximo, o técnico Carlo Ancelotti, da Seleção Brasileira, já trabalha para definir os últimos nomes que irão compor o elenco.
No começo de novembro, o treinador revelou que pelo menos 17 atletas estão garantidos na próxima edição e deixou claro que pretende fechar a lista definitiva até março.
Segundo apuração do portal Metrópoles, apesar de ter uma base praticamente estabelecida, Ancelotti admite que ainda há disputas importantes em aberto.
“Faltam sete meses para a Copa do Mundo. Podem acontecer lesões, quedas físicas, mas a ideia que eu tenho da equipe final é bastante clara. Faltam algumas posições e tem disputa entre os jogadores”, afirmou ele.
O italiano destaca que a observação segue até o limite permitido por conta da alta competitividade entre os jogadores que ainda brigam por um lugar no grupo.
“A comissão técnica tem que observar até o final. Até o último dia eu tenho dúvidas nesse sentido, porque a qualidade de todos esses jogadores é muito alta. Decidir a escalação final, os 26 que vão para a Copa do Mundo, é muito difícil”, completou.
Mesmo com a convicção de grande parte da lista, Ancelotti não descarta surpresas. Para ele, ainda tem espaço para novos nomes surgirem nos próximos meses para fechar as vagas restantes.
A próxima edição também marcará a estreia do novo formato com 48 seleções, substituindo o modelo anterior com 32.
O sorteio, que será realizado no dia 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, em Washington, vai definir os 12 grupos da Copa, cada um com quatro seleções.
Anfitriões, México (Grupo A), Canadá (Grupo B) e Estados Unidos (Grupo D), já possuem suas chaves.
Com o novo modelo estabelecido pela Fifa, o número de participantes alterou a distribuição de vagas nas Eliminatórias. Veja a divisão atual:
A grande final da Copa do Mundo de 2026 está marcada para 19 de julho de 2026, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Classificação Indicativa: Livre