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por Marcela Guimarães
Publicado em 17/12/2025, às 16h41
Enquanto tecnologias futuristas seguem restritas, a Geely já começou a ganhar espaço no Brasil com o EX5 “convencional”.
Eleito o SUV Elétrico do Ano pelo UOL Carros, o modelo chegou ao país para disputar mercado com BYD e GWM.
O carro vem equipado com bateria de 60 kWh, capaz de entregar autonomia próxima dos 400 km (segundo o Inmetro).
A configuração vendida hoje aposta no equilíbrio entre preço e desempenho: motor elétrico dianteiro de 218 cv (160 kW) e 32,6 kgfm de torque, aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, 4,61 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.
Os preços partem de R$ 205.800 na versão Pro e chegam a R$ 225.800 na Max.
Mas se o EX5 já chama atenção, foi um protótipo radical do SUV que roubou a cena recentemente.
Pensando em quem se desespera ao tentar estacionar em vagas apertadas, a Geely apresentou uma tecnologia que pode mudar completamente a forma como os carros manobram e praticamente decretar o fim da baliza tradicional.
A base da inovação está na adoção de motores elétricos modulares instalados diretamente nas rodas. Sem eixos convencionais, cada roda pode girar de forma independente em até 90º, apresentando movimentos impossíveis em carros comuns.
Ao abandonar o método tradicional e adotar quatro unidades de acionamento independentes, o sistema entrega uma “manobrabilidade” inédita para um SUV de passeio.
Na prática, o carro consegue girar 360º sobre o próprio eixo, “andar de lado” para entrar em vagas difíceis e até corrigir a trajetória em tempo real em situações de vento forte ou piso escorregadio pelo controle individual de cada roda.
Durante a demonstração, a Geely chegou a conduzir o veículo remotamente usando uma luva sensorial.
A marca, porém, garante que a versão final da interface será bem mais simples, com comandos via smartphone ou smartwatch. A ideia é permitir que o motorista saia do carro e mande o veículo se “guardar” sozinho na garagem apertada.
Apesar do impacto, o protótipo deixa claro que a física ainda tem seu preço. Para permitir o giro de 90º, as caixas de roda traseiras precisaram ser bastante alargadas.
Bastante promissora, a tecnologia segue em fase experimental. A Geely ainda não divulgou prazos para que o “modo caranguejo” chegue às ruas. Até lá, o EX5 disponível nas concessionárias pode ser uma alternativa.
*Com informações do jornal O Tempo
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