Entretenimento

Este vegetal melhora a digestão, estimula o colágeno e ainda protege as articulações

Foto: Freepik
Rico em vitamina C, o vegetal geralmente esquecido nas dietas ajuda na elasticidade dos tecidos e combate inflamações no corpo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Freepik
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 01/07/2025, às 15h30



Muitas vezes esquecido nas refeições do dia a dia, o espinafre é uma ótima opção para melhorar a saúde articular e a produção natural de colágeno.

Fonte rica de vitaminas e antioxidantes, ele contribui para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do organismo, muito indicado para quem busca mais qualidade de vida.

O espinafre fornece vitamina C, fundamental na síntese de colágeno, proteína responsável por dar sustentação e elasticidade às articulações, pele e tendões. Ele também é rico em vitamina K, que fortalece os ossos e evita processos inflamatórios.

Outros compostos presentes no vegetal, como os antioxidantes luteína e zeaxantina, ajudam a combater os radicais livres que aceleram o desgaste da cartilagem. Isso ajuda na preservação das articulações, reduzindo dores e rigidez ao longo dos anos.

Colágeno e elasticidade

Além das vitaminas, o espinafre oferece manganês e aminoácidos importantes para a produção e manutenção do colágeno. Colocar o vegetal na dieta é uma forma natural de estimular essa proteína tão rica para o funcionamento do corpo.

Entre os principais benefícios do espinafre, estão a proteção das articulações por meio do estímulo à produção de colágeno; a prevenção de doenças ósseas pela vitamina K; a redução de inflamações por conter antioxidantes naturais; e a melhora da digestão por sua alta concentração de fibras.

Como consumir e cuidados

O espinafre pode ser consumido cru ou cozido, estando em sucos, saladas, refogados e tortas, por exemplo. Também é recomendado combiná-lo com fontes de proteína e outros alimentos ricos em vitamina C.

Apesar de seus grandes benefícios, pessoas com tendência à formação de cálculos renais devem controlar o consumo por conta do oxalato presente na planta.

Em caso de dúvidas, o ideal é consultar um nutricionista, que poderá orientar a quantidade ideal e as melhores combinações de acordo com as necessidades de cada um.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags Saúde