Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 14/05/2025, às 18h30
Arqueólogos encontraram um possível túmulo de Jesus, descrito na Bíblia, durante escavações em Jerusalém. Os vestígios em análise foram descobertos na Igreja do Santo Sepulcro, conhecido pela crucificação e sepultamento da divindade cristã.
Segundo informações do jornal The Mirror, o cenário encontrado é muito similar à descrição no Evangelho de João, que fala de um jardim com um túmulo novo próximo ao local da crucificação. Além disso, evidências indicam a presença de oliveiras e vinhedos ao redor do túmulo, descobertas através de análises de pólen e vestígios botânicos.
Os estudiosos também revelaram existir uma base circular de mármore sob o ponto que marca o suposto túmulo de Cristo, o que pode estar ligada a uma monumentalização feita no século IV. Moedas do mesmo período, fragmentos de cerâmica, ossos de animais e restos alimentares também ajudam a estruturar as evidências de visitantes ao longo dos séculos.
Francesca Romana Stasolla, da Universidade La Sapienza, de Roma, arqueóloga responsável pela equipe de escavações, afirmou ao The Mirror que não é possível afirmar se esse é, de fato, o túmulo de Jesus. No entanto, ela acredita que a fé de milhões de cristãos ao longo dos séculos foi o que preservou o local e o transformou no que ele é hoje.
Novas descobertas podem compor uma reconstrução multimídia completa do local. No momento, as escavações do possível túmulo de Jesus estão em pausa e devem retornar nos próximos meses.
Classificação Indicativa: Livre